Este livro é o resultado de vários anos de estudo, pesquisa e verdadeiro interesse pelo tema II Guerra Mundial, e tem como propósito sensibilizar as sociedades atuais e principalmente as vindouras de que o nazismo não terminou. As sociedades devem estar atentas às decisões, às escolhas que fazem, para que o passado não se repita no futuro.
Intenta também a valorização do bem em detrimento do mal, destacando homens e mulheres, cidadãos de diversos países tais como Portugal, Brasil, França, Inglaterra, Alemanha, Polónia e Suíça, que perante o mal fizeram o bem, fazendo a diferença e que não devem ser esquecidos, para que possam ser um exemplo nesta sociedade e nas sociedades vindouras.
É nosso propósito apresentar uma nova versão acerca da morte de Adolfo Hitler, e, tem por objetivo provar essa versão, mas pretende como objetivo principal sensibilizar os investigadores e historiadores para que possam considerar nas suas pesquisas esta versão, que os poderá conduzir á verdade. Passados que foram, mais de setenta anos, a humanidade merece conhecer a verdade, porque o preço pago foi muito elevado. Aproximadamente sessenta milhões de vidas humanas eliminadas.