Impõe-se dizer, em primeiro lugar, que estamos perante um livro para todos, mas, especialmente, para todos os «recém-chegados à Bíblia». Esta Enciclopédia «foi escrita na esperança de poder ajudar o leitor a tirar um bocadinho mais da Bíblia, ao colocar a história da Bíblia no contexto do seu tempo, mostrando o fluir da sua história, à medida que ela vai revelando cada vez mais o plano de Deus para desenvencilhar a confusão em que a raça humana se meteu».
Pretende-se com este trabalho anular distanciamentos que ainda persistam na abordagem da Bíblia, tornando essa aproximação muito proveitosa, não só culturalmente, mas mais ainda, espiritualmente. Possibilitando a experiência única de um contacto com um texto, inexplicavelmente, vivo.
A organização deste livro foi criteriosamente planeada, para permitir encontrar respostas simples a questões que a tradição, por vezes, carregou de teológica nebulosidade. Esta será uma abordagem diacrónica e de respaldo na história comum das sociedades, através de um grafismo cheio de explicações pontuais e de remissões. O livro está enriquecido ainda com um extenso índice analítico e de pesquisa rápida.